Up arrow
A Peregrina se preocupa com a saúde financeira de seus clientes, pensando nisso, elaboramos este espaço para te ajudar a planejar e controlar seus gastos de forma segura e aproveitar da melhor maneira seu dinheiro.
Monitore seu dinheiro Faça uso de cadernos ou planilhas em Excel para monitorar todos os seus gastos. Anote seus gastos fixos (como por exemplo aluguel, luz, água, telefone, supermercado…) e todos os seus gastos variáveis (roupa, lazer, algum concerto…). Adotando esta prática ficará muito mais fácil controlar seu gasto e o ajudará a planejar seus gastos futuros. Lembre-se: nunca gaste além do que você pode!
gp
Invista Aprenda sobre investimentos! Procure saber como e onde é possível investir a quantia que você possuí. Atualmente a poupança é o caminho mais seguro e mais utilizado devido que o seu rendimento evita a desvalorização do seu dinheiro em relação a Inflação, mas lembrando que ela pode não ser o melhor destino de seus recursos, pois na grande maioria das vezes, o rendimento da poupança, perde para a inflação. Existem diversos outros meios de investimento, conheça os riscos e o rendimento de cada um deles e invista naquele que mais se adeque a sua condição. Lembre-se: Não deixe dinheiro parado na conta-corrente, mantenha o essencial e invista!
gp
50-15-35 Estranho? Acalme-se, 50-15-35 foi uma regra criada com o intuito de ajudar a planejar seus gastos, ela afirma que você deve dividir seu salário em três partes conforme a seguir:
  • 50%: Deve ser destinados aos seus gastos fixos, como por exemplo seu aluguel, contas de água, luz, escola, plano de saúde…
  • 15%: Prioritariamente, esta porcentagem deve ser utilizada para realizar investimentos, como em poupança ou aplicações de renda fixa, tesouro direto, como preferir…
  • 35%: Utilize essa porcentagem para seus gastos variáveis, ou seja, utilize esse montante para comprar alguma peça de roupa, pagar academia, fazer um esporte ou lazer…
Caso não seja possível seguir a regra acima, procure sempre manter os 35% para o seu lazer e utilize a porcentagem necessária destinada para investimento sempre para seus gastos essenciais.
gp
Sempre tenha os pés no chão Comprar um carro, adquirir uma casa, ter um filho ou até ter um novo animal de estimação requerem muita cautela. Tenha em mente que ao adquirir algum bem ou ter uma nova vida dependente de você, você terá gastos e por isso, planeje, calcule e analise estes gastos e verifique se possui condições para realizar este seu sonho. Diversas vezes ocorrem imprevistos e para isto temos sempre de ter reservas para estes ocorridos, sendo assim, faça aquela viagem dos sonhos, mas planeje com antecedência para não ter problemas futuros.
gp
Controle-se, promoção pode ser um problemão Não compre por impulso, sempre se faça as três perguntas chave: Eu quero? Eu preciso? Eu tenho? Se a resposta para as três forem sim, tudo bem, caso contrário, reflita um pouco mais nessa sua compra. Você pode se dar ao luxo de comprar uma vez ou outra algo supérfluo, mas nunca exagere para não complicar sua saúde financeira.
gp